Consulta INSS: CPF, CNPJ 2015

Consulta INSS: CPF, CNPJ 2015

Consultar seu CPF ou CNPJ, tem se tornado cada vez mais simples. Tanto quanto ao seu estado de regularidade, quanto a emissão de segunda via. Isso porque, a receita federal não tem mais enviado cartões representando o documento, mas o mesmo pode ser solicitado diretamente no site da receita.

Para quem deseja obter certidões ou consultar a situação cadastral e pendências com relação à dívida ativa ou à união, ou seja, o Governo Federal, relativo à tributações, a consulta também pode ser efetuada online, através do site da Receita Federal.

O que tem tornado a vida do cidadão cada vez mais simples, evitando filas e diminuindo a burocracia para a emissão de certificados. Uma vez que os mesmos podem ser autenticados pelo próprio sistema do órgão público.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Como consultar certidões e a regularidade do CPF ou CNPJ

Antes de novembro de 2014, ainda era possível solicitar emissões de certidões específicas para o CPF e CNPJ, porém, desde 2014 não existe mais este tipo de emissão específica com fins de verificar as contribuições previdenciárias.

Para todas as outras certidões, é possível solicitar sua emissão diretamente no site da receita federal, através do link: Consultar situação cadastral, certidões e dívidas.

Ao acessar o link, o contribuinte terá acesso aos links tanto para consulta e validação de Pessoa Física, quanto para Pessoa Jurídica. Neste ponto, deverá se verificar o tipo de emissão desejada, sendo que ao clicar em um dos links, o contribuinte será redirecionado a uma página secundária, onde serão solicitadas informações.

Ao preencher o formulário corretamente, incluindo o preenchimento do Captcha, a certidão será emitida. Tanto da situação cadastral, quanto da certidão negativa do registro. É importante que o preenchimento seja feito com total exatidão para que os dados sejam encontrados nos bancos de dado da receita.

Após ser emitida, a certidão poderá ser validada, ou seja, sua veracidade pode ser consultada através do mesmo link, onde a pessoa que irá fazer a consulta digitará a linha de autenticação. Desta forma, fica garantido que toda certidão emitida pode ter sua autenticidade verificada.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Outras consultas possíveis

Além da situação e das certidões de contribuinte pessoa física ou jurídica que podem ser solicitados no site da receita. Através do mesmo link, é possível ainda solicitar outras certidões, como a de regularidade de imóvel rural (NIRF), ou até mesmo certidões de situação de contribuinte individual (Autônomo), o DRS-CI.

Para efetuar a consulta, é necessário ter em mãos todos os dados solicitados, e os documentos relativos ao imóvel ou ao contribuinte individual, preenchendo o formulário corretamente, da maneira que for solicitado.

Comente (será moderado)