Consulta INSS, auxilio doença, afastamento 2015

Consulta INSS, auxilio doença, afastamento 2015

O Contribuinte do INSS tem a garantia de lei, e do Governo Federal de que caso ocorra algum imprevisto, ou caso sofra algum acidente, ou adoeça, seja em função do trabalho ou na decorrência do período em que se encontra empregado, terá atendidas as suas necessidades e será mantido, graças à sua contribuição previdenciária.

Estes auxílios são chamados de Auxílio Doença, que é pago ao contribuinte durante o período em que se encontrar em tratamento de doença crônica e que necessite de afastamento por estar inapto ao trabalho, seja devido a natureza da doença, ou devido aos efeitos do tratamento, que podem colocar em risco a vida do trabalhador.

Da mesma forma, quem necessitar de afastamento temporário devido a motivo agudo, como um acidente de trabalho ou doença aguda, que possui prazo menor de tratamento, o trabalhador conta com a garantia do auxilio afastamento, pago pelo INSS através da Caixa, a partir do 15º dia de afastamento.

consulta-inss-beneficio

Imagem: Divulgação

Como consultar a situação do Benefício requerido

A Consulta do benefício permite ao cidadão verificar o andamento de seu pedido de benefício. Se a análise já foi realizada, ou não, e se foi deferido ou indeferido.

Para consultar o benefício, visando uma maior comodidade do contribuinte, a Previdência Social, através do Dataprev, disponibiliza uma página online que permite ao cidadão consultar o status de sua solicitação sem a necessidade de comparecer a uma agência do INSS, pessoalmente ou através de procurador instituído, caso haja dificuldade de mobilidade.

A disponibilização do sistema Online veio para facilitar o acesso, principalmente a pessoas que tenham maior dificuldade na locomoção. Esta iniciativa vem oferecendo ao cidadão a garantia de uma consulta rápida e descomplicada.

O acesso é muito simples, bastando ao beneficiário acessar ao link: Consulte agora o seu processo de benefício preenchendo todos os dados solicitados e então consultar o resultado.

consulta-inss-beneficio-2

Imagem: Divulgação

Como conseguir outras informações sobre Auxilio Doença ou afastamento?

A solicitação do Auxilio doença ou do Auxilio Afastamento pode ser feita sem a necessidade de advogado, sendo uma solicitação administrativa e não judicial. Por este motivo o acesso é simples e feito pelo próprio contribuinte.

Caso haja alguma dúvida sobre os processos ou sobre os benefícios, a Previdência Social disponibiliza um canal de atendimento para sanar quaisquer perguntas que surjam.

Para entrar em contato com o canal de atendimento do INSS basta ligar no telefone 135, de segunda à sábado, das 07:00 às 22:00 pelo horário oficial de Brasília.

Comente (será moderado)